Agricultores familiares apresentam demandas ao Governo de Minas Gerais

13497968_1122861804419931_964179300048757398_o

Lideranças políticas e representantes de trabalhadores rurais do Sudoeste mineiro se reuniram nesta quinta-feira (23/06) com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, para apresentar demandas para melhoria da agricultura familiar na região. As principais ações propostas foram nas áreas de regularização fundiária e crédito rural.

Para Professor Neivaldo, o encontro realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana serviu para aproximar o poder público dos agricultores familiares da região.

“A agricultura familiar tem papel fundamental para a economia da região de Guaxupé. Nada mais justo vir até Guaxupé para ouvir as demandas e apresentar as principais ações da Secretaria. Nosso papel é esse: ouvir para governar”, disse Professor Neivaldo.

Na região Sudoeste de Minas, os investimentos públicos destinados à alimentação escolar somam cerca de R$ 5 milhões, dos quais R$ 1 milhão são destinados à agricultura familiar.

O presidente da Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Sul de Minas, Cleber Marcon, destacou a atitude da Secretaria de Desenvolvimento Agrário em vir até Guaxupé para dialogar com os movimentos de trabalhadores.

“É muito importante valorizar a agricultura familiar. Temos uma lei que determina que 30% dos recursos para alimentação escolar sejam destinados para o setor. Não podemos perder essa oportunidade. Temos vários projetos que precisam chegar até os pequenos produtores”, disse.

Também participaram do encontro os prefeitos Ivan Antônio de Freitas (Muzambinho), Celson José de Oliveira (Nova Resende), David de Souza Miranda (Jacuí), o coordenador regional da Emater-MG, Wilen Guilherme de Araújo, o diretor do Instituto Federal Sul de Minas, Luiz Carlos Machado Rodrigues, entre outras autoridades.