Agricultura familiar da região metropolitana de Belo Horizonte terá diagnóstico

IMG_3208

Panorama e perspectivas do desenvolvimento agrário no território metropolitano foram um dos destaques de evento na Emater-MG

                A agricultura familiar é tema do programa Diálogos Metropolitanos, que está sendo realizado nesta quarta-feira (01/06), na sede da Emater. O encontro tem como objetivo construir um diagnóstico da agricultura na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em suas múltiplas formas e disposições, com destaque para as agriculturas urbana, familiar e agroecológica. A secretária adjunta, Fabiola Paulino, representou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) na abertura do encontro.

O evento apresentou uma reflexão sobre as dimensões política, social, ambiental, cultural e econômica do desenvolvimento agrário na metrópole, identificando entraves, buscando soluções e alternativas de expansão e logística.

Para Fabíola Paulino é muito importante a união de esforços para que a produção agroecológica ganhe cada vez mais espaço na região metropolitana. “O Governo de Minas Gerais, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, reafirmam o compromisso de fortalecer a agricultura familiar em todos os territórios do Estado”, disse.

O Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Leonardo Koury, apresentou a política da Seda sobre o assunto e destacou a importância da soberania alimentar. “Soberania é o direito de escolha e procedência. Hoje não sabemos de onde vem, nem o modelo de produção, de boa parte do que comemos”, disse Koury.

O evento é coordenado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Também participaram do evento o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães; a deputada estadual, Marília Campos; entre outras autoridades.