Agricultura Familiar de Minas Gerais é destaque em Fórum no Nordeste

14-07-16 - Forum Secretarios Piaui credito marcelo cardoso2

Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste e de Minas Gerais é aberto no Piauí

As principais ações do Governo de Minas Gerais para o fortalecimento da agricultura familiar serão apresentadas durante a sexta edição do Fórum de Secretários de Agricultura do Nordeste e de Minas Gerais, aberto na manhã desta quinta-feira (14), em Teresina, pelo governador do Piauí, Wellington Dias. O evento reúne os secretários de Agricultura Familiar e representantes de instituições, movimentos sociais e órgãos governamentais com o objetivo de criar um espaço permanente de reflexão, proposição e articulação de políticas públicas para o desenvolvimento agrário.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, o Fórum é muito importante para a troca de experiências entre Minas Gerais e os estados do Nordeste.

“Estamos no momento de estruturar novos projetos e pensar estratégias para o futuro, reforçando parcerias internacionais com o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), o Fida (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) e o Caf  (Banco de Desenvolvimento da América Latina)”, disse Professor Neivaldo.

Mês que vem, está prevista a conclusão de diagnóstico que aponte ações ambientais e sociais para o desenvolvimento rural sustentável da região do Vale do Jequitinhonha. O estudo é uma parceria entre a Seda e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), organismo internacional, especializado em agricultura e bem estar rural, vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Estamos na fase final de diagnóstico, levantando informações a partir de dados secundários, em contatos presenciais e à distância com as lideranças locais, para depois encaminhar os resultados ao Fida”, completou Professor Neivaldo.

Participaram ainda da abertura do evento o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, e o subsecretário e Acesso à Terra, Danilo Araújo.

Financiamento

A 6ª edição do Fórum traz como tema “O Financiamento das Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste”. “O desmonte dessas políticas é o foco deste ano e, a partir daqui, os secretários passam a tratar de assuntos correlatos e tirar encaminhamentos concretos. Esse diálogo entre gestores e governadores é essencial para que possamos ver a agricultura familiar não apenas como um apêndice social, mas como uma atividade importante do ponto de vista social e econômico para o povo brasileiro”, atentou o secretário do Desenvolvimento Rural do Piauí, Francisco Limma.

Para o secretário da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca de Sergipe, Esmeraldo Leal, a troca de experiências, dificuldades e resultados é o ponto alto do Fórum. “Um dos nossos objetivos é fazer com que a força da agricultura familiar apareça e não só para ilustrar livros e tabelas, mas para receber o apoio do Brasil. Agradeço o empenho do Wellington Dias e peço que leve a mensagem aos nossos governadores estaduais para que esse setor volte a ter peso e reconhecimento e para que continuemos buscando melhorias no desenvolvimento rural”, ressaltou o gestor.

O Fórum de Secretários de Agricultura Familiar prossegue até amanhã, dia 15 de julho, mostrando experiências positivas de financiamento nos estados, traçando estratégias de fortalecimento e ampliação das políticas por meio da visão dos movimentos sociais, firmando parceria com a cooperação internacional e uma estratégia regional de financiamento e conhecendo as experiências do Fida no Mercosul.

*Com informações do Portal do Governo do Estado do Piauí