Agricultura Familiar é tema de fórum internacional sobre desenvolvimento territorial

25-11-15 - Glenio Desenvolvimento Territorial

Secretaria de Desenvolvimento Agrário representa Minas Gerais no encontro, em Salvador

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, participa nesta terça-feira (24), em Salvador (BA), do X Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, um dos mais importantes eventos sobre o tema de toda a América Latina.

A valorização da Agricultura Familiar é um dos enfoques centrais do encontro, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Para Glenio Martins, com os avanços nas políticas públicas voltadas para produção familiar no campo, ficou cada vez mais relevante promover o lugar onde a agricultura familiar se desenvolve.

“Temos que valorizar o território rural não só dentro da perspectiva econômica e produtiva, mas levando em conta os aspectos culturais, ambientais e sociais. Temos que transformar o ambiente rural em um lugar de vida e cidadania”, disse o secretário.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE, mostra que nos últimos 12 anos a miséria no campo vem sendo superada. De 2002 a 2014, a queda da extrema pobreza foi de 65,2% na área rural.

“Os números demonstram a importância das iniciativas do governo federal, que vem garantido a essa parcela da população acesso à credito, insumos, assistência técnica e a ampliação do mercado”, completa Martins.

O X Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial acontece até o próximo dia 28. São esperados no evento atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latino-americanos e europeus.