Agricultura Familiar recebe 7.500 itens para a realização de feiras livre

z098IMG_2708

Ação da Seda beneficiará prefeituras, associações e sindicatos de agricultores familiares

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) realizou nesta quinta-feira (30) na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a cerimônia de assinatura de termos de doação de kits feira livre para ampliar o acesso da agricultura familiar aos circuitos de comercialização. Cerca de sete mil e quinhentos itens serão destinados para a realização de feiras livres da agricultura familiar em Minas Gerais.

Ao todo 82 kits feira serão doados para 62 beneficiários, contemplando municípios, associações e sindicatos de agricultores familiares. Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças. Os investimentos somam cerca de R$ 1,2 milhão.

Para a presidente da Associação de Pequenos Produtores Agricultura Familiar de Divinópolis, Rosângela Maria Rodrigues, o kit feira livre vai dar maior infraestrutura para os agricultores familiares da região. “Estávamos aguardando este kit para inaugurar uma feira completa da agricultura familiar. Antes a feira estava totalmente sem condições de ter uma barraca adequada, agora os agricultores poderão expor e vender seus produtos”, disse.

O secretário de Estado Professor Neivaldo, aproveitou para ressaltar as entregas da Seda. “É importantíssimo o que estamos vivenciando na secretaria, hoje nós tivemos a entrega de dez caminhões isotérmicos e agora a entrega dos kits feira que irão incentivar ainda mais a comercialização, valorizando os produtos da agricultura familiar”, finalizou.

Os kits feira fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar – “Aqui tem Feira!” e tem como objetivo oferecer ao agricultor familiar mais infraestrutura para expor e vender suas mercadorias. “No nosso município não temos tanta área rural, então o trabalho é efetivamente a agricultura familiar em hortas comunitárias, é um trabalho social. O kit feira livre vai dar mais dignidade para a comercialização, gerando renda para nossos agricultores”, disse a prefeita Sinara Campos, do município Santa Cruz de Minas.

Programa do Campo à Mesa

A entrega dos kits faz parte do programa “Do Campo à Mesa”, que prevê ações, projetos e programas voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária.

O Programa tem o objetivo central de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos principais desafios para uma produção de alimentos mais saudáveis, geração de ocupação e renda além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população de Minas Gerais.