Assessora da Seda recebe homenagem no Dia da Gastronomia Mineira

4-07-16 - premio 4

No dia em que é celebrada a gastronomia mineira, a assessora institucional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Nadiella Monteiro, foi agraciada nesta terça-feira (5/07) com o Prêmio Eduardo Frieiro por sua contribuição à valorização da gastronomia de Minas Gerais.

A premiação, parceria entre o Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira, faz parte de uma série de atividades que serão realizadas ao longo da semana para celebrar o Dia da Gastronomia Mineira, comemorado nesta terça-feira, dia 5 de julho, data de nascimento do homenageado Eduardo Frieiro.

Ao agradecer a homenagem, Nadiella Monteiro exalta a importância de Eduardo Frieiro para a gastronomia no Estado.

“Fui indicada pra receber um prêmio que eu considero muito importante. O Eduardo Frieiro foi um escritor mineiro imortalizado na Academia Mineira de Letras e que escreveu na década de 60 o primeiro livro de gastronomia: Feijão, Angu e Couve. É um ensaio sobre o modo de comer do mineiro, sob um ponto de vista histórico e antropológico”, disse Monteiro.

Para o secretário Professor Neivaldo, que participou da cerimônia de premição, no Museu de Arte da Pampulha, a agricultura familiar é a grande responsável por manter a tradição e a qualidade da gastronomia mineira, que é totalmente ligada à produção caipira, local e de elementos valorizados internacionalmente, como o queijo minas artesanal, uma grande referência gastronômica e cultural.

“Desde o momento que a Seda garante o acesso à terra ao agricultor para poder plantar seus produtos, até a hora em que o alimento chega ao prato com toda beleza e complexidade gastronômica, percebemos a agricultura familiar ali”, disse o secretário.

Entre as ações para comemorar a Semana da Gastronomia Mineira estão a Gastronomia Temática em restaurantes; workshops e fóruns de capacitação; demonstrações culinárias e intervenções culturais nos Mercados de Belo Horizonte; e o lançamento do Pacto pela Sustentabilidade.