Bares e restaurantes projetam alta de até 10% nas vendas de pescados

Na abertura da Semana do Peixe, Governo de Minas Gerais propõe Grupo de Trabalho para discutir políticas para o aumento do consumo e do comércio de pescado no Estado

As vendas de pescados em bares e restaurantes em Belo Horizonte devem registrar alta de até 10%, durante a 12ª Semana do Peixe (De hoje até 16 de outubro), que tem como objetivo incentivar o consumo do pescado em todo o País. A projeção foi feita pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Lucas Pego, durante o lançamento oficial da campanha, nesta segunda-feira (28) na Cidade Administrativa de Minas Gerais.

A campanha do Ministério da Pesca e Aquicultura é articulada no Estado pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais (SFPA-MG) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Desenvolvimento Agrário (SEDA), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-MG), Conselho Regional de Segurança Alimentar (CONSEA), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), colônias e sindicatos de pescadores, feiras, prefeituras municipais, produtores, distribuidores e redes de supermercado, bares e restaurantes.

Segundo Lucas Pego, os cardápios serão oferecidos a preços promocionais, conforme critério dos próprios donos de restaurantes. No país são cerca de 105 mil empresas de alimentação fora de casa, desse total 18,6 mil estabelecimentos estão em Minas. “Nosso desafio é aumentar o consumo de pescado nos bares e restaurantes, não só durante a campanha”, disse Pego.

De acordo com o Ministério da Pesca, nos últimos dez anos, o consumo de pescado mais do que dobrou no Brasil. Só de 2012 para 2013, o consumo no país cresceu quase 25% ultrapassando o mínimo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 12 Kg/habitante/ano. Hoje a população consome em média 14,5 quilos de pescado por habitante/ano.

Grupo de trabalho – Apesar dos avanços, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, propôs a criação de um grupo de trabalho para discutir os entraves na legislação e propor políticas de incentivo ao consumo e a comercialização de pescado em Minas Gerais.

“Nosso desafio é fazer com que a produção do pescado gere mais renda para o agricultor familiar e ao mesmo tempo chegue à mesa do mineiro a um custo acessível”, disse Martins.

Programação – A Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Vanessa Gaudereto, destacou a parceria entre o governo federal e o Governo de Minas Gerais. Na programação constam atividades de educação ambiental, como a limpeza de rio e conscientização dos pescadores e população do entorno; beneficiamento do peixe, através de oficinas manipulação e preparação do pescado; educação alimentar com o trabalho desenvolvido junto às escolas da rede estadual, restaurantes populares entre outros equipamentos públicos e venda promocional do peixe em pontos de distribuição em todas as regiões do Estado.

“É muito importante a concretização dessa parceria. No Estado são cerca de 30 mil pescadores que precisam do apoio governamental”, disse Vanessa.

Também participaram da abertura da Semana do Peixe, o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Márcio Botelho, a secretária Executiva do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea-MG), Maria Aparecida Miranda, a coordenadora do Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação,

Valéria Monteiro, e o superintendente da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Adilson Rodrigues.

A campanha, do Ministério da Pesca e Aquicultura é articulada no estado pela Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura de Minas Gerais  (SFPA-MG) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Desenvolvimento Agrário  (SEDA), Conselho Regional de Nutrição (CRN-MG), colônias e sindicatos de pescadores, feiras, prefeituras municipais, produtores , distribuidores e redes de supermercado, bares e restaurantes.  Mesa da esquerda parta direita:Adilson Rodrigues, AMS; Lucas Rego, ABBR; Valéria Monteiro, Coordenadora do programa de alimentação escolar da Sec. de Estado de Educação; Vanessa Gaudereto,  Sup. da pesca e Agricultura em MG; Glenio Martins, Sec. de Estado de Desenvolvimento Agrário; Maria Aparecida Miranda,Consea e Márcio Botelho, Dir. geral do Instituto Mineiro do Agronegócio.
Mesa da esquerda parta direita:Adilson Rodrigues, AMS; Lucas Rego, ABBR; Valéria Monteiro, Coordenadora do programa de alimentação escolar da Sec. de Estado de Educação; Vanessa Gaudereto, Sup. da pesca e Agricultura em MG; Glenio Martins, Sec. de Estado de Desenvolvimento Agrário; Maria Aparecida Miranda,Consea e Márcio Botelho, Dir. geral do Instituto Mineiro do Agronegócio.

Confira a programação prevista

28/09 – Abertura Oficial da Semana do Peixe no Estado de Minas Gerais / Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais.

23/09 à 04/10 – Semana do Rio São Francisco/Três Marias

02/10 – Inclusão do Pescado na Feira da Agricultura Familiar da CAMG

01/09 à 1/10  – Festival Gastronômico de Capitólio / Capitólio e região

30/09, 01 e 02/10 – Oficinas Gratuitas de Manipulação e Preparação do Pescado para população / Parceria com Escolas de Nutrição da RMBH (UFMG, PUC, UNIBH e Pitágoras).

30/09 à 16/10 – Semana do Peixe nas escolas da rede estadual de educação/ Parceria com  SEE – ação será em 52 escolas, alcançando cerca de 9.300 alunos.

30/09 à 03/10 – Festival do Peixe em Pompéu/ Pompéu

02/10 – Seminário das Colônias de Pescadores  de Minas Gerais / Sede da SFPA/MG

02, 03 e 04/10 – Festa dos Santos do  Rio / Januária

03/10 – I Simpósio de Formação de Pescadores Artesanais de Formiga/Formiga