Com apoio da Seda, Araçuaí recebe encontro sobre agrobiodiversidade

Secretário Glenio Martins participou da abertura do encontro no Vale do Jequitinhonha

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, participa em Araçuaí, da segunda edição do Encontro de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro, que termina neste sábado no município do Vale do Jequitinhonha.

Realizado pela Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e pela Articulação Semiárido de Minas Gera (Asa Minas), em parceria com a Seda, o encontro tem como objetivo reunir o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha para avaliar e monitorar os avanços do Plano de Ação Estratégica para Conservação da Agrobiodiversidade.

02-10-15 - II Encontro Agrobiodiversidade

Além de participar da abertura do evento, Glenio Martins também integrou mesa de debate sobre agrobiodiversidade. “Discutimos sobre a necessidade de fortalecimento da agricultura familiar na região, através, por exemplo, da ampliação da área produtiva dos agricultores da região onde está a barragem de Irapé”, disse Martins. O secretário também debateu com os participantes a destinação da áreas devolutas do Estado, uma vez que a Seda é responsável pela regularização fundiária rural.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, repassou cerca de R$ 50 mil para a realização do II Encontro de Agrobiodiversidade, em Araçuaí. O investimento integra o esforço da Seda em divulgar a diversidade, a riqueza e a cultura associadas à agricultura familiar.

Um dos destaques da programação do encontro, segundo os organizadores, foram “as caravanas agroecológicas com participantes do evento que intencionam dar visibilidade e fortalecer as iniciativas agroecológicas, além de colocar em diálogo agricultores/as promovendo uma troca de experiências de resistência que lograram êxito. A caravana passará em várias cidades do Vale do Jequitinhonha e seguirá para Araçuaí”.