Debate sobre a criação sustentável de peixes tem presença da Seda

ufu

O Secretário da Seda, Professor Neivaldo, participou de um debate sobre o Sistema para criação de peixes com recirculação de água, inventado e patenteado por Sandra Moreli, professora do Instituto de Genética e Bioquímica e Luiz Guilherme, ex-professor de genética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). O debate aconteceu no último sábado (20)  na universidade sediada em Uberlândia no Triângulo Norte.

O Secretário agradeceu à iniciativa da Agência Intelecto, ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, pela oportunidade de participar de um debate importante tanto para os piscicultores, quanto para a Seda.

“Esse é um evento muito importante principalmente para os produtores, que tem a oportunidade de conhecer novidades que facilitam a produção e a fazem acontecer de forma sustentável, como é o caso da recirculação de água na criação. Para mim, como secretário de Desenvolvimento Agrário de Minas, mais um aprendizado para levar para a Seda e possivelmente dar conhecimento não só a Uberlândia, mas para todo o Estado.” declarou.

Segundo os professores Sandra e Guilherme, a ferramenta é utilizada em um programa social da Embrapa que atende centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. Intitulado de “Sisteminha” pelas comunidades atendidas, o sistema consiste na criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e na reutilização das águas dos tanques para irrigar as plantas ao redor da casa. O projeto ensina como aperfeiçoar o uso da água das cisternas e ajuda tanto os moradores quanto o meio ambiente, da criação de peixes à irrigação das plantações.

A iniciativa desenvolvida pela Embrapa, com a tecnologia da Agência Intelecto, foi a terceira colocada na categoria Instituições de Pesquisa e Universidades, no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, e recebeu R$ 30 mil para o investimento e aperfeiçoamento do programa.