Governo de Minas Gerais realiza audiência pública em Monte Azul

DSC04600Município do Norte de Minas receberá mutirão para recadastramento das famílias que há anos aguardam a emissão do título de posse de terras devolutas

Com o maior número de demandas por regularização fundiária na região de Serra Geral, no Norte de Minas, Monte Azul recebeu nesta quarta-feira (2) a visita do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins. Acompanhado do subsecretário de Acesso à Terra e Regularização Fundiária, Danilo Araújo, ele participou de audiência pública na Câmara Municipal para debater a retomada do programa de regularização fundiária rural, sob a responsabilidade da Seda.

DSC04488

Com 770 pedidos parados, os agricultores familiares de Monte Azul são os que mais demandam pelo serviço nesta etapa de audiências públicas no Norte de Minas. “O título de posse da terra é muito importante para o fortalecimento da agricultura família da região”, disse Glenio Martins.

De acordo com o subsecretário Danilo Araújo, o mutirão para recadastramento das famílias começa no próximo dia 14. Ele ressaltou o trabalho em parceria para a realização da ação.
“Estamos trabalhando em conjunto com instituições que tem credibilidade, como a Emater, a Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetaemg), por meio dos Sindicatos dos Trabalhadores, e Ministério Público, além dos governos locais”, disse Araújo.
DSC04474
Para o prefeito de Monte Azul, José Edvaldo Antunes de Souza, a ação da Seda é muito importante para que a Agricultura Familiar avance na região. “Somos um município de gente simples e trabalhadora. Precisamos do apoio do Governo de Minas Gerais para ajudar no nosso desenvolvimento”, afirmou.
DSC04512
O vice-prefeito Antônio Idalino, representando a categoria dos agricultores familiares, ressaltou o papel da Seda para o fortalecimento do segmento. “Estamos passando por um momento de extrema dificuldade. Esperamos que a nova Secretaria possa somar esforços para alavancar nossa economia”, disse.
DSC04645
Também participaram da solenidade, o presidente da Câmara Municipal Cristiano Henrique Fernandes, o coordenador técnico da Emater-MG, Arquimedes Teixeira, Mazinho da Fetaemg, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio Tolentino, e o Oficial do Cartório de Registros, João Batista.