Governo de Minas Gerais realiza diversas atividades durante Semana Mundial da Alimentação 2016

content_semana_mundial_da_alimentacao_2016_post1Na próxima semana, entre os dias 16 e 21 de outubro, a Cidade Administrativa de Minas Gerais estará voltada para as comemorações da Semana Mundial de Alimentação 2016. Diversas atividades vão fazer parte da programação, que tem como proposta refletir sobre a importância da promoção à saúde, e sobre como a alimentação saudável pode contribuir para uma melhor qualidade de vida. As ações são promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda), Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MG) e Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG).

Neste ano, o tema da campanha será: “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”, e vai ao encontro da proposta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que é conscientizar a população a respeito de como as mudanças climáticas afetam a produção da agricultura e como isso pode interferir nos alimentos que chegam à nossa mesa. Além disso, as ações visam mostrar que é possível mudar hábitos de consumo para assegurar uma alimentação saudável e contribuir para o combate à fome.

Para abrir a programação, na data em que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro, vai ocorrer o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional: Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. O evento, sediado na Cidade Administrativa de Minas Gerais – Plenarinho do 9º andar, Prédio Minas, terá início às 8h30 e irá contar com a presença do secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo.

O seminário surgiu a partir da crescente demanda por soluções relativas ao acesso aos mercados, apresentada pelas instituições e organizações representativas da agricultura familiar, microempreendedor individual e da economia solidária em Minas Gerais. Aberto à participação de interessados, sem necessidade de inscrição prévia, o evento irá contar com gestores, técnicos e agricultores, que irão debater sobre a legislação sanitária e os entraves para a inserção no mercado e consequente inclusão social.

“A alimentação saudável passa pela sustentabilidade, conservação ambiental, saúde e fortalecimento da agricultura familiar. Trazer este debate para a Cidade Administrativa é ganhar o sentimento daqueles que constroem, em diversas secretarias, políticas públicas para as mineiras e mineiros”, disse o Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Seda, Leonardo Koury.

Para a diretora de Vigilância em Alimentos, Ângela Ferreira Vieira, a intenção é tornar pública a proposta da Vigilância Sanitária Estadual, para regulamentar as atividades da agricultura familiar e da economia solidária. “Dessa forma, torna-se possível incluir os pequenos produtores de alimento no mercado e fomentar sua participação nas Políticas Públicas”, afirma. A diretora reforça, ainda, a necessidade de exercer a Vigilância Sanitária sem abrir mão das prerrogativas legais, da proteção da saúde e do controle do risco sanitário. “É preciso quebrar paradigmas e mostrar que é possível fazer vigilância e apoiar o desenvolvimento local, protegendo a produção artesanal, respeitando os conhecimentos tradicionais, o multiculturalismo, as comunidades tradicionais e, em particular, os agricultores familiares”, conclui.

Para mais informações sobre alimentação saudável e sustentável, bem como prevenção à obesidade e prática de atividades físicas, confira o site www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel.

Programação Semana Mundial da Alimentação 2016

Data: 17 de outubro de 2016 – segunda-feira

Horário: 8h30 as 12h30

Local: Plenarinho do 9º andar – Prédio Minas – Cidade Administrativa

Oficina sobre Rotulagem – Você sabe o que está comendo?

Data: 19 de outubro – quarta-feira

Local: Salas 6 e 7 – 10º andar – Prédio Minas – Cidade Administrativa

Oficina: Você conhece a alimentação do seu bebê?

Data: 20 de outubro – quinta-feira

Oficina: Percepção da Imagem Corporal

Data: 21 de outubro – sexta-feira

Local: Salas 6 e 7 – 10º andar – Prédio Minas – Cidade Administrativa