Governo do Estado entrega caminhões para melhorar logística da agricultura familiar

30-06-2016 Governador  entrega veiculos da Saúde e Educação. Local: ExpoMinas. Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG
Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), realizou nesta quinta-feira (30/06), em Belo Horizonte, uma entrega que contribui para combater um dos entraves para a ampliação do acesso da agricultura familiar aos mercados consumidores: a logística de distribuição de alimentos.

Pela manhã, o governador Fernando Pimentel, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, entregou dez caminhões isotérmicos para o transporte adequado de alimentos, que atenderão demandas de alimentação de escolas públicas, entidades assistenciais e mercados privados. O investimento é de cerca de R$ 1,1 milhão, fruto de parceria com o governo federal. Na mesma cerimônia, realizada no Expominas, o governador Fernando Pimentel entregou 347 veículos, sendo 166 micro-ônibus para o transporte escolher, incluindo a zona rural.

Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG

Para Professor Neivaldo, a entrega dos caminhões isotérmicos para as prefeituras reforça o compromisso do Governo de Minas Gerais em fortalecer a agricultura familiar nas regiões do Estado. “Estamos atendendo uma das principais demandas do segmento que é o investimento em transporte. Além de fortalecer a agricultura familiar, a ação beneficia a população mineira que receberá alimentos com mais qualidade, disse Professor Neivaldo.

O prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista Santos, foi o representante dos prefeitos na entrega das chaves. Ele destacou a atitude do governo para enfrentar as dificuldades e conseguir avançar nas políticas públicas no Estado. “Nesse momento, é preciso atitude. É por isso que quero parabenizar o governador, porque são ações de pequeno, médio e grande porte que, com certeza, fazem a diferença nesse momento. É hora de nos unirmos ao governo e dar a resposta que o nosso povo mineiro precisa e espera”, frisou.

Caminhão baú isotérmico

Ao todo serão beneficiados associações e cooperativas de agricultores familiares de 10 municípios em 10 dos 17 territórios de desenvolvimento do Estado: Araçuaí (Médio e Baixo Jequitinhonha); Arinos (Noroeste); Governador Valadares (Vale do Rio Doce); Nanuque ( Mucuri); Patrocínio (Triângulo Norte); Porteirinha (Norte); Ribeirão das Neves (Metropolitano); Rosário da Limeira (Mata), Sacramento (Triângulo Sul), São João Del Rei (Vertentes).

Estes caminhões (marca IVECO, modelo VERTIS 90v18), com aproximadamente 5,5 toneladas de carga livre, baú isotérmico) tem como finalidade apoiar o escoamento da produção da agricultura familiar, principalmente para os mercados institucionais públicos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e da Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAAFamiliar).

Essas políticas públicas determinam que, no mínimo, 30% do produtos alimentícios consumidos pelos órgãos públicos sejam adquiridos da agricultura familiar.  Um dos desafios para ampliar a participação dos agricultores familiar nestas políticas é a melhoria da logística, pois reduz custo, preserva a qualidade dos alimentos e melhora a renda do trabalhador rural.

Outro critério básico para que uma associação de agricultores familiares ou prefeitura receba o caminhão, definido por edital da extinta Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), do extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é estar atrelado à uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar.

Programa do Campo à Mesa

A ação de entrega dos caminhões baú faz parte do programa “Do Campo à Mesa” e ajuda à combater um dos entraves para a ampliação do acesso da agricultura familiar aos mercados consumidores: a logística de distribuição de alimentos.

O Programa prevê ações, projetos e programas voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O Programa tem o objetivo central de promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos principais desafios para uma produção de alimentos mais saudáveis, geração de ocupação e renda além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população de Minas Gerais.