Leste de Minas recebe seminário sobre crédito fundiário rural

DSC05813

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, participou na manhã desta segunda-feira (22/02), em Ipatinga, do 1º Encontro Regional de Agricultores Familiares do Leste de Minas. A reunião integra o ciclo de palestras apoiadas pela Seda para divulgar o Plano Nacional de Crédito Fundiário. Vinte e oito municípios da região enviaram representantes, entre eles lideranças políticas, de associações, de sindicatos e prefeituras municipais.

Em sua apresentação, Glenio Martins destacou que o objetivo do seminário é dar mais visibilidade ao programa, que já atendeu mais de cinco mil famílias de agricultores familiares no país. Apenas em Minas Gerais, o volume de financiamentos aprovados chegou a R$ 40 milhões no amo passado.

“O programa, além de garantir acesso a terra, ou seja, a compra da propriedade rural, tem recursos também pra investimentos de infraestrutura, formação de pastagem, cercamento, enfim, várias opções de linhas de crédito para fortalecer a agricultura familiar”, disse, Martins, que estava acompanhado do subsecretário de Regularização Fundiária e Acesso à Terra, Danilo Araújo.

Para a deputada Rosângela Reis, uma das idealizadoras do evento, a parceria com a Seda é fundamental para os agricultores familiares ampliarem as informações sobre o programa. “Vamos buscar alternativas para poder dar mais dignidade ao homem do campo, dar maior condição, que eles possam se organizar para vender melhor seus produtos e adquirir renda”, diz. A deputada ainda destacou as dificuldades que o agricultor familiar enfrenta atualmente, como a escassez de água, o que contribui com o escoamento da produção.

Para o diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), João D’Angelis, este é um momento precioso de alinhamento institucional, com as diversas áreas do governo. “A Emater é um grande operador de política pública para o desenvolvimento rural no Estado, é fundamental um alinhamento em prol do desenvolvimento agrário nessa região”, disse. Glenio Martins – Secretario Seda

Também participaram da abertura do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Amarildo Assis, representando a prefeita de Ipatinga, Cecilia Ferramenta, o prefeito de Belo Oriente, Pietro Chaves, Superintendente Regional do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Rubens Soalheiro, o superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, a coordenadora regional da Fetaemg (Leste de Minas e Rio Doce), Juliana Souza Marias, entre outras autoridades.