Oficina de capacitação estimula o cooperativismo na agricultura familiar

SEDACOOPERATIVISMO1

A Associação Camponesa de Produção da Reforma Agrária (Acampra), situada em Uberlândia, recebeu nesta quarta-feira (17/02) a oficina de capacitação em cooperativismo ministrada por técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda). Para a assessora técnica, Eulália de Lima Gomes, responsável pela ação, as cooperativas são grande instrumento para que agricultores familiares possam se fortalecer, visto que eles são o êxito da produção agrícola brasileira.

“Dado a grande participação e desempenho desses trabalhadores do campo, as cooperativas podem atender a necessidade dos agricultores familiares”, afirma Lima Gomes.

A criação da cooperativa irá ajudar a Acampra a redefinir o seu atual modelo de negócios. Com 55 associados, a organização social comercializou, no ano passado,  mais de R$ 360 mil nos mercados institucionais – venda para escolas e órgãos públicos e entidades sociais. A expectativa é que com o cooperativismo, o número de agricultores familiares salte para cerca de mil associados.

Além de ministrar a oficina sobre cooperativismo e mercados institucionais, a área técnica da Seda também tirou dúvidas dos participantes relacionadas à constituição da cooperativa, que reúne seis assentamentos: Dom José Mauro, Nova Tangará, Emiliano Zapata, Canudos, Flavia Nunes e Eldorado dos Carajás. Além da Seda, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) também apoia o projeto.

“A produção de alimentos por trabalhadores de uma mesma família se torna mais eficiente quando encontram parcerias e estímulos”, concluiu Eulália de Lima Gomes.