Projeto vai semear árvores frutíferas no entorno da Cidade Administrativa

O secretário Glenio Martins participa de plantio de muda de Romã, antes da abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
O secretário Glenio Martins participa de plantio de muda de Romã, antes da abertura oficial da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
O presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Morelli, acompanhado de secretários de Estado, plantou na tarde desta sexta-feira (21/8) uma muda de romã na área verde na entrada do Auditório Juscelino Kubitschek, para marcar o lançamento do projeto Pomar, cuja proposta é o plantio de árvores frutíferas no entorno da Cidade Administrativa de Minas Gerais.
 O romã significa prosperidade e é conhecido por diversos povos do mundo como fruta que inspira amor e força. A árvore, de acordo com os povos otomanos, mescla as cores branca e vermelha, dando um tom rosa e púrpuro, a mesma tonalidade na transversalidade de cores da bandeira do Estado.
 O ato simbólico foi um dos destaques da solenidade de abertura da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, que é parte da programação da Semana da Segurança Alimentar, cujo tema este ano é “Comida de Verdade no campo e na cidade: por soberania alimentar”.
A programação do evento prossegue neste fim de semana, quando 450 delegados eleitos nas conferências municipais discutem as diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e suas aplicações em Minas Gerais.
Prioridade
 Participaram do plantio os secretários de Estado Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), André Quintão (Trabalho e de Desenvolvimento Social), Glenio Martins (Desenvolvimento Agrário) e Nilmário Miranda (Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), além do secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos.
 O secretário Helvécio Magalhães destacou o compromisso do Governo de Minas Gerais em promover uma alimentação mais saudável para mineiros e mineiras.
 “Colocamos o tema da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável no centro das decisões do Governo do Estado. São várias ações intersetoriais, a criação da secretária de Desenvolvimento Agrário e a ampliação do Plano Safra da agricultura familiar são atos que reforçam o nosso compromisso com a produção de alimentos saudáveis e de qualidade”, afirma Helvécio Magalhães.
 Alimento e saúde
Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), em parceria com a Intendência e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o projeto Pomar tem como objetivo inserir no atual paisagismo da Cidade Administrativa árvores frutíferas. Um estudo do solo orientar o plantio das mudas.
A ideia é que servidores e moradores da região tenham a oportunidade de colher ao longo do ano as mais variadas frutas plantadas no entorno da sede do Governo. O projeto ainda tem como proposta organizar o espaço físico, dando prioridade aos entornos dos lagos, entradas e vias laterais.