Relatório da Gastronomia Mineira recebe iniciativas para o catálogo 2015

culinaria_minas_senacmg_ok

A Frente da Gastronomia Mineira abriu chamada pública para receber trabalhos acadêmicos, científicos ou jornalísticos que tenham como tema a gastronomia mineira. Os trabalhos escolhidos irão compor o Relatório da Gastronomia Mineira 2015.

A publicação terá práticas e trabalhos sobre a culinária regional, o aproveitamento de alimentos, segurança alimentar e nutricional, entre outros temas. Os trabalhos podem ser enviados até 15 de dezembro para o e-mailfrentesecexec@yahoo.com.br.

Clique aqui e saiba mais.

O Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Leonardo Koury, explicou que “a expectativa é ter um catalogo das atividades que interagem com o desenvolvimento da gastronomia, o resgate da agricultura familiar na culinária entre outras práticas que contribuam com uma alimentação saudável e sustentável”.

A premiação e publicação do Relatório acontecem em janeiro de 2016. Mais informações pelo e-mailfrentesecexec@yahoo.com.br.

Frente da Gastronomia Mineira – Criada há um ano, a Frente da Gastronomia Mineira é formada por profissionais e instituições ligadas aos diversos setores da gastronomia para desenvolver, em conjunto e voluntariamente, ideias e atividades que promovam a gastronomia de Minas Gerais.

Participam movimentos como o Slow Food, a Articulação Mineira de Agroecologia, o Sindicato de Trabalhadores Rurais, chefes de cozinha, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, a Assembleia Legislativa e Governo de Minas Gerais, entre outras pessoas e entidades.

Como instância de articulação, a Frente apoia, defende, estimula as causas da gastronomia e luta para incluir o tema na agenda das políticas públicas formuladas e executadas no estado.

Fonte: Site CAISAN: www.caisan.gov.br

Foto: Senac/MG