SEDA é homenageada durante Festival Noiva do Cordeiro

Evento realizado pelo Governo de Minas Gerais reúne turistas de várias localidades

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) recebeu homenagem da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), durante a realização do 1º Festival Gastronômico da Noiva do Cordeiro, no município de Belo Vale. A honraria foi entregue ao secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário em exercício, Alexandre Chumbinho, destacado entre as personalidades relevantes para o setor de Turismo em Minas.

Para o secretario Alexandre de Lima Chumbinho, a parceria da Setur com a Seda, expressa uma cooperação institucional de sucesso, que indica grande potencial de desenvolvimento de comunidades rurais para o turismo de base comunitária.  “A “Noiva do cordeiro” tem excelentes produtos da agricultura familiar, mas o verdadeiro valor agregado daquela comunidade é a sua história e as pessoas maravilhosas que a construíram”, disse.

Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Setur e com apoio da Seda, o festival reuniu no último fim de semana, no município de Belo Vale, turistas de várias localizadas.

Para Tânia Machado, moradora da capital mineira e que esteve em Belo Vale pela primeira vez em 2008, é gratificante retornar ao município para prestigiar o evento. “Fiquei encantada com a proposta do Festival e com a fórmula de sobrevivência daquela família. O espírito de união, confraternização e compartilhamento entre todos é um modelo que inspira. Adorei poder rever esta vitoriosa iniciativa”, acrescenta.

Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a comunidade é reconhecida especialmente por sua origem histórica e pela colheita de pimenta biquinho. Com a realização do festival, o desafio passou a ser a criação de novos sabores com o ingrediente, mas os responsáveis pela cozinha não abriram mão dos pratos do dia a dia, como o umbigo de banana com pimenta biquinho e a galinhada. A culinária contou com a curadoria gastronômica da chefe Juliana Starling.

Já a música ficou por conta das apresentações que exibiram os talentos artísticos de alguns dos moradores, como o Coral das Noivas, show com a dupla Márcia e Maciel, Violeiros do Vale, Luciano Reis, Fabrício da Viola e Araguaia, entre outros.

A ação integra o Projeto Minas Mostra Minas, que incentiva propostas individualizadas para grupos com potencial de turismo cultural a ser otimizado.

Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais Paulo Almada, iniciativas como essa são essenciais para estimular o turismo cultural no interior do Estado. “Realizar o 1º Festival Gastronômico da Noiva do Cordeiro possibilita criar novas ações de fomento ao turismo em comunidades agrícolas, além de fortalecer a economia e preservar a cultura local”, ressalta.

História

A Noiva do Cordeiro surgiu no início da década de 1890, quando Maria Senhorinha recusou um casamento arranjado e fugiu com Chico Fernandez, de Roças Novas, outro vilarejo da região. A união deles teve má repercussão. Eles foram excomungados pela Igreja, e isso os forçou a viver isolados. Assim construíram o casarão Noiva do Cordeiro. Com a chegada desses novos integrantes e o crescimento da família, os trabalhos domésticos e agrícolas foram distribuídos pelos moradores. Atualmente, ao menos três gerações vivem em aproximadamente 40 hectares na região.

Homenagem

Na oportunidade, a Secretaria de Estado de Turismo prestou homenagem a nomes importantes para a atividade turística do estado Minas Gerais. Foram agraciados com a Medalha de Mérito do Turismo de Minas Gerais e Placa de Homenagem pela dedicação ao setor.

Estiveram presentes vários nomes importantes, como Deputado Leonardo Quintão, Deputado Federal Reginaldo Lopes, Sra. Daniele Morreale e Deputado Estadual Leo Portela, entre outros nomes de expressão. O Secretário de Estado de Turismo Paulo Almada, fez questão de homenagear os técnicos SETUR/MG, o Superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico Daniel Marques, Superintendente de Políticas de Turismo, Rafael Almeida, Nathália Farah, Assessora de Gastronomia e Helen Cristina, Assessora do Gabinete, pela dedicação e competência nas ações da Secretaria.