Seda e organismo internacional contratam consultoria técnica para projeto no Jequitinhonha

Rio Jequitinhonha - Divulgacao - Seda 1

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA),  em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), lança edital de contratação para uma vaga de consultoria técnica especializada. O objetivo é a elaboração de estudo exploratório que garanta um desenvolvimento rural sustentável no Vale do Jequitinhonha.

Os interessados deverão se candidatar no site www.iicabr.iica.org.br/pessoa-fisica/ até o dia 15 de fevereiro. É obrigatória experiência de, no mínimo, cinco anos na área de agricultura familiar.

O projeto surgiu a partir de reunião em Belo Horizonte com a direção do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) agência especializada da ONU, e o IICA.  Após visita à sede das Nações Unidas, situada em Salvador, o estado de Minas Gerais passou a fazer parte da rota de investimentos do FIDA. A necessidade de um diagnóstico mais elaborado contribuiu com a criação do edital que é uma parceria entre a Seda, FIDA, IICA e Projeto Semear.

De acordo com o secretário Glenio Martins o projeto abrange duas vertentes importantes. “A primeira é a necessidade de fazer a recuperação ambiental do Rio Jequitinhonha, preservando as nascentes e aumentando a capacidade hídrica do rio”, diz.

Outro foco da Seda é fazer uma atuação mais efetiva, garantindo investimentos sociais e produtivos consideráveis na região. “Já atuamos no Vale do Jequitinhonha com a regularização fundiária, lugar onde concentra a maior demanda por titulação, agora a estratégia é levar novas tecnologias e novas culturas”, completou Martins.

Para a vaga, o candidato deverá apontar iniciativas de proteção e recuperação de nascentes, fomento de sistemas produtivos sustentáveis e fortalecimento da economia local.  O Vale do Jequitinhonha, juntamente com o Norte de Minas Gerais, é a região com a maior densidade de agricultores familiares do estado.

O profissional a ser contratado deverá possuir requisitos como curso superior em Ciências Agrárias, Ciências Sociais ou áreas afins e mestrado em desenvolvimento rural.

Sobre o IICA

O IICA é um organismo internacional, especializado em agricultura e bem estar rural, e está vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O instituto segue uma visão moderna sobre os desafios da agricultura, e visa à realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas.