Seda e Educação discutem projetos para ampliação do acesso à alimentação saudável

seda-see

O secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, reuniu-se na manhã dessa terça-feira (23) com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, para discutir projetos conjuntos em prol do fortalecimento da  agricultura familiar e ampliação do acesso à alimentação escolar  saudável. Entre os principais projetos, os destaques são o Portal da Agricultura Familiar, o Circuito Alimentação e os Quintais Produtivos.

Segundo Professor Neivaldo, o Portal da Agricultura Familiar está em fase de construção e testes e até o fim do ano deve ser inaugurado oficialmente. O objetivo do portal é aproximar as escolas estaduais de Minas e os produtores da agricultura familiar, visando cumprir a legislação que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo (FNDE) para o PNAE deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar por meio de chamada pública. “As duas secretarias tem papeis importantíssimos para que o Portal da Agricultura Familiar seja eficiente. De um lado o cadastramento e conhecimento das escolas do funcionamento do portal e de outro, nós na Seda, com os produtores”, disse o Secretário.

No que diz respeito ao programa Circuito Alimentação, as duas secretarias estão se reunindo para ampliar para o interior os encontros que já aconteceram na região metropolitana. O objetivo do projeto é ampliar o acesso da agricultura familiar aos diferentes mercados institucionais públicos (escolas, hospitais, órgãos da administração direta, etc). O objetivo dos secretários também é de ampliar o programa “Quintais Produtivos” para as escolas urbanas, incentivando a produção de alimentos orgânicos pelos estudantes, em hortas que ocupem o espaço de escolas com grandes áreas vazias.