Seda marca presença em maior evento municipalista de Minas Gerais

Seda faz atendimento congresso amm

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) marca presença na 33ª edição do Congresso Mineiro de Municípios, com atendimento a prefeitos interessados em aderir ao Garantia Safra, um seguro para compensar perdas da produção. Considerado o maior evento municipalista de Minas Gerais, o evento realizado no Expominas, em Belo Horizonte, termina na próxima quinta-feira (5/05). Um estande do Governo de Minas Gerais foi montado para apresentação das ações do Estado em várias áreas.

O prefeito de Botumirim, Aroldo de Souza Oliveira, foi um dos primeiros a receber atendimento. “Todo ano aderimos ao Garantia Safra, os agricultores ficam muito satisfeitos, pois sempre sofrem com a seca e o seguro ajuda eles a sobreviverem”, disse.

O objetivo da Seda é atender os 168 municípios do semiárido mineiro, como as regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, que estão mais propensas à perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Técnicos da Seda farão atendimento e distribuição de cartilhas com passo a passo para a adesão dos municípios.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Os agricultores que aderirem ao Garantia Safra nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.

Para o Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Seda, Leonardo Koury, é importante a participação da Secretaria congresso para estimular as prefeituras a aderirem ao programa. “Os municípios que fazem adesão podem inscrever seus agricultores para participar do seguro benefício do Garantia Safra. Estaremos no local para resolver dúvidas e mobilizar para a safra de junho deste ano”, disse Koury.