Seda realiza oficina sobre associativismo e cooperativismo

 

IMG_20160329_172147467

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) em parceria com a Utramig, realizará nesta sexta-feira (08/04), às 9 horas, em Uberlândia, uma oficina que dará assessoria técnica sobre associativismo e cooperativismo. O evento surgiu a pedido do secretário Glenio Martins, após curso de Criação de Galinha Caipira, promovido pela fundação. O objetivo é sanar dúvidas sobre associação, cooperativas e outras formas de comercialização para os agricultores familiares. Apresentando as vantagens e desvantagens de cada formato.

As ações são fruto de um projeto da Seda, o Cooperaminas, que visa potencializar o cooperativismo, estratégia que garante o fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento agrário como um todo. “O cooperativismo e associativismo são fundamentais para o agricultor familiar alcançar um poder maior de negociação das suas atividades no mercado. A associação funciona para organização da produção e produtores, e no caso da cooperativa, para comercializar os produtos”, disse a assessora técnica, Eulália de Lima Gomes.

Primeira associação

Em parceria com a Secretaria de Agricultura do município de São João Del Rey, a Seda ajudou na criação da Associação dos Empreendimentos da Economia Popular Solidária e Agricultores Familiares de São João Del Rey (Aespaf).
Após não haver uma formalização e organização no mercado municipal, o que prejudicava a comercialização, a assessoria técnica da Seda mobilizou-se, primeiramente, dando uma oficina sobre associativismo, o que resultou na criação da associação e na organização do espaço.
“O agricultor para concorrer sozinho com o grande produtor ele perde espaço, quando ele se une a outros produtores para competir no mercado, ele tem um poder de negociação maior”, garantiu Gomes.

Mais informações:

Utramig Uberlândia: Rua Souza Costa, nº 20, Bairro Tabajaras, Uberlândia.
Telefone: (34) 3212-1902