SEDA realiza palestra sobre alimentação escolar em parceria com a SRE de Uberlândia

IMG_0138

O Superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), Leonardo Koury Martins, realizou palestra com o tema “Educação Alimentar e Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para Escolas” na tarde dessa quarta-feira (3), na cidade de Uberlândia, na região do Triângulo Norte. A palestra foi parte da Reunião Gerencial de Diretores Escolares realizada pela Superintendência Regional de Ensino, Subsede de Uberlândia. Cerca de 250 pessoas entre diretores, inspetores e professores da rede estadual de ensino participaram do evento.

Leonardo Koury falou da importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para alimentação saudável nas escolas, aumentando o número de alunos atendidos com produtos da agricultura familiar. Sobre a necessidade de aproximação entre o produtor e as direções escolares, Koury afirma que a SEDA já tem projetos em andamento e que ainda serão lançados para que os alimentos cheguem às escolas. “É mais do que um desafio de comercializar, é um desafio cultural de que os sujeitos responsavéis pela compra dos alimentos para as escolas entendam que esses alimentos orgânicos podem mudar a vida deles e dos estudantes”.

Ao finalizar a apresentação, Koury destacou que o programa “Do Campo à Mesa” da Seda tem duas estratégias de aproximação entre produtores e escolas: o Circuito Alimentação, que são rodadas de diálogo e de início de negociação entre demanda e oferta, e o Portal da Agricultura Familiar, que será lançado em breve e que vai aproximar virtualmente quem vende de quem compra.

O Secretário de Estado, Professor Neivaldo, esteve presente no evento e falou um pouco sobre as ações realizas pelo estado. “O Circuito Alimentação tem sido uma forma de concretização da Política de Aquisição de Alimentos (PAAFamiliar) que prevê que no mínimo 30% dos alimentos adquiridos pelos órgãos do estado sejam da agricultura familiar. Essa parceria entre a Seda e a Secretaria de Educação tem sido de suma importância para a garantia de aquisição de alimentos saudáveis e orgânicos para os estudantes da rede estadual de ensino”, disse Neivaldo.

Ainda durante a palestra a Diretora Valéria da Escola Estadual Katy Belém do município de Araguari, falou sobre a realidade da instituição que já produz seu próprio alimento em uma horta cultivada e mantida pelos estudantes. “Nós montamos uma horta com os alunos do tempo integral, já temos um ano de trabalho e estamos consumindo o que está sendo cultivado. São verduras sem agrotóxicos e uma oportunidade para os alunos aprenderem a cultivar e a importância de consumir alimentos saudáveis e sustentáveis”, disse Belém.

Quem também participou do evento foi o Deputado Estadual Rogério Correia (PT). Rogério também falou da importância da agricultura familiar que alimenta mais de 70% das mesas brasileiras.