Seda realiza visita técnica para conhecer parceria público privada comunitária no Acre

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo e servidores da Seda, participaram nos dias 16 a 18 de agosto, de uma visita técnica no estado do Acre para conhecer um novo modelo de parceria denominado PPC (Parceria público-privada-comunitária). A parceria envolve, além de empresas privadas e governo, cooperativas de agricultores familiares que são fornecedores e sócios da agroindústria, participando dos lucros da empresa.

A comitiva visitou quatro agroindústrias que trabalham com a parceria PPC. O Complexo Industrial de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A, os Complexos Industriais de Suinocultura (Dom Porquito), a Copel – Cooperativa da Bacia Leiteira e a Cooperacre.

Segundo o secretário, a experiência da parceria público-privada-comunitária tem se mostrado muito eficiente e pode ser levada para outros estados, como Minas Gerais.

“A experiência da parceria público-privado-comunitário é algo que pode fazer a diferença para a vida de agricultores familiares. Estamos conhecendo grandes agroindústrias que tem como novidade em seu quadro societário, a participação de cooperativas formadas por esses agricultores. Os cooperados são fornecedores de produtos e participam dos lucros da empresa. Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, esse modelo pode ser pensado para Minas”, disse Neivaldo.

No Acre, com um ano de produção, as agroindústrias já estão exportando para fora do país e tem mudado a vida dos agricultores familiares locais. O principal objetivo é fortalecer a agricultura familiar e fazer com que empresas privadas e governos deixem apenas as cooperativas tocarem os negócios.

Também participaram da comitiva mineira da Seda, o Subsecretário de Acesso à Terra e Regularização Fundiária, Danilo Araújo e o Superintendente de Apoio à Produção Sustentável, Pedro Moreira. Da EMATER, o Presidente, Glenio Martins; o Diretor Administrativo e Financeiro, Felipe Lombardi; o Gerente do Departamento Técnico, Dirceu Alves e o Colaborador José Eduardo.